Por Airton Soares
Certa feita, preenchia um documento - solicitação de empréstimo - quando me deparei com um quesito sem sentido, pra época: Casado? Quantos filhos? Não constava no impresso o tradicional SIM e NÃO...somente o espaço. Perguntei à moça recepcionista, como proceder. Escreva nirril – respondeu-me. Tive dúvida na escrita, mas fiquei com vergonha de fazer nova pergunta, e sapequei esta palavra que vocês acabam de ler.
Ao término da manual e minuciosa conferência, a senhorita olha... sorrir (na certa não leu e, se leu, também não sabia escrever nirril ) e... “seu cadastro foi aprovado com sucesso!” Não, não disse com esta frase moderna que se lê na internet. Apenas um olhar de aquiescência.
Tempos depois, mais precisamente quanto tomei gosto no escarafunchar de palavras, é que aprendi que {nirril } é uma palavra latina significando “nada” e que se escreve assim: NIHIL, de preferência com letras maiúsculas.
Hoje, consultando a origem do vocábulo aniquilar, tive mais um contato – espantei-me! – com a bendita expressão NIHIL.
ANIQUILAR veio do latim tardio anNIHILare significando reduzir a nada; nulificar, anular, destruir, matar, exterminar, deprimir.
Daí foi um pulo para compreender melhor a Doutrina filosófica niilismo (nihil +ismo), segundo a qual, não existe nada de absoluto.
Não paguei o empréstimo. Meu nome foi pro SPC. Quase me lasco, aniquilo... financeiramente!
Nihil mais a declarar!
Olá, meu colega e mais novo amigo Airton!
ResponderExcluirAcabo de ler a sua crônica e gostei dessa maneira jocosa como você narrou o fato.Te confesso que até então eu não conhecia essa palavra NIHIL.E cá estou a me eleger como sua nova discípula e admiradora do ator,como também querendo conhecer o trabalho do poeta.
Neuma Herculano
Ôrra,,ouvir isso é hipermmaxplus!
ResponderExcluirObrigado
NIHIL mais a declarar, sou sua "seguidora", desde que a NET me presenteou, com esse tesouro...Você!
ResponderExcluirrsrsrs você não existe. Se não existe é apoteótica.
ResponderExcluirBeijão
AS