"Caderno" vem do Latim QUATERNUM, que vem de QUATUOR, "quatro".Inicialmente as folhas dos cadernos eram folhas grandes dobradas em quatro, daí o nome.
Fonte: origem da palavra
Por Airton Soares
Além do recreio, entenda-se merenda e pelada, o bom da escola – no tempo que me obrigavam a frequentá-la – era o início de cada ano letivo. Caderno novo. Cheirinho de caderno novo! Ah! Planos... promessas... letra bonita... bem bonita! Tudo organizado. Um caderno novo - não tinha por onde... - vinha acompanhado de lápis, borracha, apontador e outros apetrechos correlatos. Tudo novinho! Uma semana depois, aquela seboseira...
A bem da verdade poderia ter findado este texto, (crônica?) logo no cabeçalho, mas o esqueleto chama recheio e uma vez cumprida a missão (citar a etimologia de caderno) resolvi aformosear este escrito relembrando o meu tempo de escola, citando trechos da música CADERNO e uma reflexão desse poeta gaúcho que tanto admiro.
.
.
“Sou eu que vou seguir você
Do primeiro rabisco
Até o be-a-bá.
Em todos os desenhos
Coloridos vou estar
A casa, a montanha
Duas nuvens no céu
E um sol a sorrir no papel Toquinho
- - -
Do caderno H
A Coisa (Mário Quintana)
A gente pensa uma coisa, acaba escrevendo outra e o leitor entende uma terceira coisa... e, enquanto se passa tudo isso, a coisa propriamente dita começa a desconfiar que não foi propriamente
Olá meu amigo Airton,
ResponderExcluirEu amava, mesmo em criança, ir a escola e em todas as etapas quando estudei.
MEU CADERNO!!!!!... em cada página eu desenhava uma florzinha.
Recordo que já mocinha eu usava na pagina inicial do caderno, onde eram colocados nome do aluno, série, matéria o seguinte verso, que desconheço a autoria:
"Todo violão tem buraco/
Todo buraco é oco/
Quem pegar nesse caderno/
Todo cuidado é pouco."
Um abraço,
Dalinha