sexta-feira, 14 de maio de 2010

Enfezar

fiquei muito

ENFEZADO

Airton Soares

Segundo a etimologia popular, a palavra “enfezar” tem a ver com fezes. É tipo assim: A comida fez mal... digestão precária... estômago embrulhado, ou seja, envolvido em fezes. Aí, não tem por onde o sujeito ficar calminho. Bate logo a impaciência, o caba vai ficando nervoso, portanto, enfezado.

A palavra foi evoluindo... evoluindo e esticaram sua semântica. Hoje, se entende que a pessoa enfezada, não necessariamente, é aquela que está envolvida em fezes, mas também por outros motivos. Assim, aprendi quando cursava Letras.

Minha surpresa: a palavra vem do latim INFENSARE, “ficar raivoso com”, “ser hostil.” Se alguém lhe disse que tem a ver com “fezes”, afirma o site origem da palavra, é mentira da grossa.

Embora consciente de que há muita invencionice na etimologia popular, me enfezei com a descoberta. Concordar com a significação de ´infensare´, cá pra nós, ainda vai levar um bom tempo. Enfezar, não resta dúvida, é mais `envolvente´!

5 comentários:

  1. Nunca ouvi isso, "enfezar" relacionado a fezes(sou do RS). O mais incrivel eh ver tantos sites na internet ensinando tais absurdos. Era so consultar uma fonte fidedigna, como o dicionario do Houaiss para se conhecer a etimologia da palavra: “lat. infensátum > infensado ‘encarniçado contra, hostil’ part. pas. do v. lat. infenso,as,ávi,átum,áre ‘encarniçar-se contra, ser hostil a’, numa evolução semelhante à de defesa/devesa, citada em -fend-; admitir essa nova base etim. implica acolher enfesado como a grafia que se justifica, em lugar da grafia enfezado, historicamente equivocada; ver -fend-”

    ResponderExcluir
  2. Enfezado vem da ideia de *estar cheio de fezes", e se analisarmos bem realmente faz sentido considerando que quando o seu intestinos estão sobrecarregados e constipados (cheios de fezes) você não consegue ter um bom humor, pois o problema é fisiológico já que 90% da serotonina, hormônio que ajuda no bom humor, é produzida nos intestinos e neste estado fica prodicamente impossível haver essa produção. Portanto, para não ficar enfezado cuide da sua alimentação e do seu estilo de vida para que seus intestinos produzam muita endorfina...rsss

    ResponderExcluir
  3. Muito bom!!! se bem que a derivação não bate mas, durante muito tempo, achei que realmente se referia à fezes pois nuca esqueci a cara zangada de um amigo, num carnaval, em minha cidade natal, de calça de linho branco, que foi enganado pela natureza e pensou que era uma coisa, mas foi outra... A calça branca ficou amarela cor de barro e o pobre teve que fingir-se embriagado para tentar justificar aquela situação... É claro que durante muito tempo foi lembrado como: "o rapaz que tomou um 'ferro cagão'"

    ResponderExcluir
  4. Enfezar no Rio Colonial tinha outra conotação , nós os Escravos dentre um rol imenso de tarefas , éramos encarregados de levar tachos de fezes das casas senhoriais até o mar . Visto que as ruas não dispunham de um calçamento adequado , no trajeto até o mar , aqueles tachos cheios de fezes sempre vazavam sobre os nossos corpos , gerando um cenário vexatório para os carregadores diante do público que assistia àquela passagem . Daquele público sem escrúpulos , recebemos a alcunha de Tigres , pois a pele Negra tingida pelo amarelo das fezes nos assemelhava a um tigre , e com o corpo coberto de fezes éramos os Enfezados , segundo o dito popular .

    ResponderExcluir