terça-feira, 21 de setembro de 2010

Nacisismo

Por Airton Soares



Eu sei - ora se num sei – que o leitor está se coçando pra dizer que a palavra narcisismo está incorreta. Não tenho vergonha de dizer. Foi desse jeito quEu escrevi – faz um tempão, é verdade.

Sabe como resolvi a parada? Via etimologia. Utilizo muito essa técnica em meus cursos de memorização e criatividade. Ora, a palavra naRcótico vem de naRciso. Ninguém diz “nacótico”, "nacotráfico". Palavras que todo santo dia se escuta. Então é só lembrar do “R”. Simples, né? É. Pra que complicar?

Mas, em favor do cabimento, falemos um pouco sobre a palavra que leva o nome desta crônica.

Narcótico é uma substância que causa torpor [ inércia], daí a palavra entorpecente. O sujeito fica doidão....extasiado quando ingere esse tipo de droga. Pois era assim que o herói da mitologia grega, narciso, se comportava quando olhava para sua imagem. Peense num caba vaidoso! Dizem que um belo dia [ não sei porque quando se diz um “belo dia”...lá vem desgraça, vote!] ele viu sua imagem refletida num lago e ficou extasiado... não contou pipoca! Tibungou dentro do lago e morreu! Que tristeza!

Existem outras versões, mas citá-las todas aqui estaríamos nos desviando do foco da crônica, que é: mostrar - no caso de dúvida - que gancho mnemônico utilizar para escrever corretamente a palavra NARCISISMO que tem seu nome derivado de Narciso.
.
.